domingo, 6 de junho de 2010

Causo One: Ipkssia Mascarose no Mouse


Este é mais um "Causo de Arrepiar" que aconteceu comigo, é verdade verdadeira, tenho provas e testemunhas vivas que podem confirmar o que eu digo...

Certo dia, fui chamado para resolver um caso de um mouse que estava com defeito. Ao chegar e ligar o pc, percebi que o problema era de "locomoção", pois os dois botões respondiam aos cliques. "Caso simples" pensei, algo decerto simples de resolver. "Me pega outro mouse, por favor"... pedi à cliente.

O dito cujo era ps2, daí decidi pegar um ótico para fazer o teste. A mesma coisa! Já curioso, peguei outro ps2 que dispunha nas minhas ferramentas e fisguei no danado. Nada. Peguei um sem fio, também sem sucesso. Entrei no Setup, tava tudo normal nos dispositivos USB. Aí fiquei matutando...

Umas das coisas que percebi ao ligar o computador foi o fato da expiração da licença do antivírus, que não citarei aqui pelo fato de não ser do meu interesse fazer apologias ou criticar antivírus nenhum. Daí me veio a lógica aristotélica: a busca de um padrão até certo ponto fantástico para um técnico iniciante como eu, recém formado num curso de manutenção de um mês: "há quanto tempo o antivírus expirou?" "Há uns dois dias", respondeu a cliente. "E a quantos dias o mouse parou de funcionar?" A cliente pensou um pouco e falou o que eu queria ouvir: "acho que tem uns dois dias também..."

Daí meus olhos se viraram para dentro e minha parte místico-filosófica entrou em ação, junto com um raciocínio lógico-filosófico cartesiano. Pensei, numa grande viagem até certo ponto ilógica: "o antivírus expirou o mouse"...

Daí, ao entrar no gerenciador de dispositivos, quem eu encontro como driver controlador do mouse? quem? quem? O antivírus, claro!!!!!! Esta descoberta veio acompanhada também de um certo alívio da minha parte, pois não havia encontrado nenhum erro e certamente iria penar para resolver este problema se não tivesse levado a história para o campo da imaginação livre.

O que eu fiz: desinstalei o antivírus, reiniciei o PC e tudo voltou ao normal! no fim das contas, nem precisou trocar o mouse! Instalei outro programa contra vírus, botei a mochila nas costas, peguei meu troco e minha bike e pus o pé na estrada.

A moral da história? Se engana quem acha que o antivírus era ruim: na verdade, o PC era um "hospedeiro" antigo de um rootkit que havia consumido o Windows Xp da cliente, e o antivírus, num gesto heróico, assumiu o controle dos espaços deixados em branco de alguns dispositivos, como mouse, teclado... pensei nesta idéia enquanto voltava para casa de bike, levando vendo nas fuças e ouvindo Audioslave.

Se tivesse sido simplesmente fiel ao conhecimento técnico, ainda estaria lá quebrando a cabeça...

Ficaí a dica para a galera: para qualquer profissão, sempre haverá um dia em que precisaremos de um pouco de imaginação e loucura para resolver um problema.

2 comentários:

  1. Gostei do seu 'conto'...um verdadeiro 'causo' ou seria um 'causo' verdadeiro? Enfim...sendo o que for, parabéns pelo seu aguçado senso de humor para contar os casos do seu cotidiano e tb pela agilidade mental em descobrir os mistérios contidos no universo da tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. Ok Rafaela!

    Espero sempre poder trazer um pouco de humor e de informação em cada "Causo" aqui apresentado, e ler muitas coisas interessantes no seu blog também!

    Abração!

    ResponderExcluir